quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Faleceu o anciao Samuel Kololo


Comunicamos com pesar o falecimento do ancião SAMUEL KOLOLO, da aldeia Kimbala, irmão menor do falecido Pedro Pindi, da aldeia Kimbala, na comuna de Beu, ocorrido no passado dia 30 de Julho de 2011, pelas 8h00, após uma crise. Seu corpo foi velado na sua aldeia Kimbala localizada na comuna de Beu, de onde no dia 1 de centenário de Fundação do Posto Administrativo do Beu partiu para a última morada, no cemitério da aldeia, justamente no local, onde foi enterrado seu irmão mais velho, o ancião Pedro Pindi.Em Luanda, sua morte foi foi velada no Bairro da Mabor, em casa seus filhos.

O ancião Samuel Kololo, nasceu por volta de 1920, aldeia primitiva de Kambala. Seus pais transferiram-se de Cuilo Futa para a região de Beu, na época do conflito entre populações de Cuilo Futa e às tropas do assassino capitão Mareiros, que cortava orelhas de negros que matava. Foi o conflito que causou muitas mortes provocando o maior êxodo das populações de Cuilo Futa para a região de Beu.Participaram no seu funeral, beuenses das três vias rodoviárias, velhos e crianças de todas as idades.

O ancião Samuel Kololo, faz parte à lista dos fundadores da actual aldeia Kimbala e deixou-nos uma vasta biblioteca documentaria sobre Beu e Cuilo Futa.Em seus depoimentos no passado mês de Junho de 2010 e Fevereiro, Março de 2011, o ancião Samuel Kololo, deixou registado nos arquivos do autor do texto: os nomes de primeiros administrativos, primeiros sobas, primeiros regedores e falou também da origem de primeiros beuenses.
Em 1935, o ancião Samuel Kololo, partiu a Kinshasa, ex Congo Belga, tendo regressado em 1946.

Por: Mwana Ngangu
“Mwesenga mase mandi kiese”

Imagens encontro 6 de Agosto de 2011

Os participantes do encontro de 6 de Agosto de 2011, concordaram com a transformaçao do nucleo coordenador do Programa Integrado para o Desenvolvimento do Beu em Associaçao para o Desnvolvimento Integral do Beu, com a sigla: A.D.I-Beu, em cumprimento as recomendaçoes das reunioes de 2 e 18 de Julho de 2011.











Mwana Ngangu
Mwesanga mase mandi kiese

Pedra do lendario Beuense " Nzau Ngangu"

Segundo esses mais velhos e outros nascidos nas aldeias primitivas "mabasi" às marcas sobre às pedras que erroneament...